May 19, 2011

Tartes de Lima

Quando trabalhava na Av. da Liberdade, costumava ir almoçar ao Restaurante do Sr. Carlos na R. de S. José. O menu, que consistia no prato principal, bebida e sobremesa, era normalmente bom na sua generalidade, mas especialmente bom nas sobremesas. As mais comuns e sempre presentes eram o doce da casa, mousse de chocolate, arroz doce. No entanto, de vez em quando o Sr. Carlos lá nos presenteava com mousse de ananás (duas variedades), tarte de limão e mousse de lima.







Conhecendo o meu gosto por esta última, e sabendo que esgotava logo, guardava normalmente uma taça para mim. Acabou por me dar a receita que uso para fazer tarte, pois gosto muito do sabor ácido da lima junto com o sabor doce da bolacha.
































Ingredientes:

250g de bolacha maria
80g manteiga derretida

4 iogurtes naturais
1 lata de leite condensado
sumo de 2 limas
raspa de 1 ima
6 folhas gelatina





Deitei a bolacha na Bimby, depois de bater com o pacote contra a bancada para a partir em bocados, e triturei durante 30 segundos na velocidade 5. Juntei a manteiga e e misturei na velocidade 4 até a massa estar homogénea.

Coloquei a massa em forminhas de queque e levei ao forno a 180º durante 10 minutos. Se possivel colocar feijão seco, para evitar que a massa empole.






Para o creme, juntei todos os ingredientes na Bimby (excepto a gelatina) e misturei durante 30 segundos na velocidade 6. Depois de verificar que os ingredientes se encontravam bem misturados, juntei a gelatina derretida em água. Deitei a mistura nas formas sobre a massa e levei ao frigorífico para ficarem com uma consistência mais firme.

No comments:

Post a Comment

Também para provar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...