Jun 23, 2011

Natas com Chocolate


Esta é provavelmente uma das minhas sobremesas preferidas e a que peço a minha mãe para me fazer na altura dos meus anos. Provei-a através de uma colega da minha mãe que a fazia para vender em vários restaurantes.

Lembro-me com 15 anos mais ou menos ter ido passar uma semana a casa da minha melhor amiga. Partimos a um sábado e lá levei eu uma taça deste doce (pode ser feito em taça ou em forma).  Passámos o fim-de-semana com a mãe dela e na segunda chegavam os tios e o primo.  Por volta das 1h da manhã de segunda, já deitadas e meio dormir, lembrámo-nos que ainda havia um resto de doce, muito pouco, mas ainda havia e corremos para a cozinha para o acabar, pois não o queríamos partilhar com mais ninguém no dia seguinte.

Hoje, não o o consigo comer em tão pouco tempo, sem que um peso na consciência me atormente. Mas contínua adorar esta sobremesa da mesma forma e embora não seja "politicamente correcto" admitir, contínuo a não a fugir de a partilhar com alguém.




Ingredientes:

Natas:

2 pacotes de natas
4 folhas de gelatina
1 lata de leite condensado

Mousse de chocolate

6 ovos
100g de manteiga
300g de chocolate
150g de açucar


100 a 150g de bolacha ralada (20 segundos na velocidade 10 da Bimby)




Começei por bater as natas, que devem estar bem frias (normalmente antes de bater natas guardo-as e ao copo da Bimby por umas horas no frigorífico), durante 2/3 minutos na velocidade 4 com a borboleta. É preciso olhar para as natas para ter a certeza que não passam a manteiga.

Quando as natas ficaram batidas, juntei o leite condensado e envolvi na velocidade 3 durante 20 segundos. Juntei de seguida a gelatina, previamente derretida em água fria e deixei envolver mais 30 segundos. Levei as natas ao frigorifico.

Para a mousse, deitei as claras no copo lavado e seco e programei 6 minutos na velocidade 3,5. Reservei as claras e deitei no copo as gemas, o açúcar e o chocolate e manteiga derretidos no microondas durante 1 a 2 minutos. Quando a mistura se ficou homogénea, deitei as claras e envolvi bem. Levei ao frigorífico até ficar mais rija.

Para montar o doce, deitei numa forma com fundo amovível  as camadas da seguinte forma:

1.  Bolacha ralada
2.  Natas
3. Bolacha ralada
4, Mousse

Repeti-se as camadas pela ordem anterior até encher a forma



No comments:

Post a Comment

Também para provar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...