Feb 13, 2012

Estufado de caril e abóbora


Adoro comida indiana e acima de tudo mistura entre caril e leite de coco. Este estufado não é excepção, mas é aconselhado ao almoço de um dia frio de Inverno, de preferência com a chuva a bater nas janelas enquanto o calor libertado pelo ligeiro picante do caril nos ajuda a aquecer.





Ingredientes:

750g de abóbora
2 colheres de sopa de azeite
1 cebola
2 dentes de alho picados
1 colher de chá de pasta de gengibre
1/2 colher de chá de cominhos em pó
1/2 colher de chá de coentros em pó
1 colher de chá de açafrão em pó
1/2 colher de chá de feno grego esmagado
200g de grão
200g de feijão preto
1 caldo vegetal natura
2/3 chávena de chá de iogurte natural
300ml de leite de coco
1 colher de chá de caril em pó
1/2 colher de chá de garam masala
sal qb
1/4 de chávena de coentros picados
1 colher de café de canela





O primeiro passo foi por a abóbora cortada em pedaços a assar no forno regada com um fio de azeite, até começar a ficar dourada. Cerca de 20 minutos a 200º.

Enquanto isso, num tacho coloquei a cebola picada e o alho a refogar em azeite até que começassem a ficar dourados. Juntei-lhes de seguida as especiarias (com excepção do caril e garam masala) e misturei bem para obter um mistura homogénea.




Depois de incorporar as especiarias, foi a vez de juntar o grão e o feijão escorridos, o leite de coco e o caldo de legumes (derretido num litro de água). Como usei feijão e grão de lata, deixei apenas levantar fervura, se fosse secos, seria  necessário deixar cozer (cerca de vinte e cinco minutos).

Finalmente e para terminar, cinco minutos antes de servir, juntei o iogurte, os coentro picados, o caril e o garam masala e deixei ao lume  durante cinco minutos para os sabores de misturarem.

No comments:

Post a Comment

Também para provar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...